Páginas

sexta-feira, março 12, 2010

Um sistema sem eco.

O mundo é o ecossistema da humanidade, o maior e verdadeiro habitat de todos os seres vivos.
A procura da qualidade de vida é um objectivo comum entre todos os seres humanos; somos nós, que temos capacidade para agir de acordo com a ética, e com ela tentar nunca beneficiarmos em detrimento de todos os outros organismos vivos.
Actualmente e, pese embora, a ciência da Ecologia já ter mais de um século, a verdade é que o equilíbrio entre todos os seres vivos e o meio ambiente é deveras muito relativa. E essa ciência só vem alertar as pessoas quando essas não agem adequadamente, com os princípios morais .
Hoje em dia, nada se faz na ausência de interesses ocultos, e aqueles que têm o poder em sua mão, conseguem superar todas as éticas.
O importante é haver consciensalização, compreendendo que o que é realizado pelo Homem acaba sempre por ter efeitos positivos e negativos, e é nesse antagonismo de valores que se deve encontrar o equilíbrio entre o que foi realizado e o que deixou de existir.
Se oferecermos à Ecologia um significado inflexível de como se deve encarar todas as atitudes do Homem na terra, então aí estaremos a por em risco o nosso equilíbrio mental.
Ninguém é dono da razão e a razão nunca é indiscutível, por isso e por tudo o que sucede no mundo actual, é natural que se acendam fogos de opiniões diversas e divergentes quando e com ajuda de meios tecnologicamente mecanizados, destrua-se uma paisagem para se conceber outra.
Entre essas duas paisagens, uma na qual já ficou na memória, alimentar-se-ão apreciações controversas, que entretanto mais controversas se tornarão quando num futuro curto, aqueles que defendiam a primeira paisagem irão proteger a segunda, da qual forma críticos, quando uma terceira surgir. Portanto, a facilidade de nos habituarmos às mudanças que a evolução da vida gere, é o essencial para que se conclua que a vida na terra divide-se entre o sobreviver dos animais irracionais e e o viver dos racionais... e somos nós os dominadores.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Faça das teclas o seu pensamento...