Páginas

quinta-feira, março 24, 2011

Mentira.

Por esta altura (temporária), no ano pretérito, Portugal já vivia em crise, crise que fora dissimulada porque o Benfica tornara o país num estado de euforia. A realidade de hoje é diferente, não só a crise é maior como o Benfica não vai ser campeão. Infelizmente!
O tema que desperta maiores atenções é indubitavelmente a crise política, essa crise que consegue fazer esquecer a outra, aquela em que grande parte da população portuguesa está mergulhada.Eu até ficava, vou ser sincero, extremamente bem disposto, se ao contrário de Crise Política os políticos estivessem em crise.
Começa a ser PECado o que os políticos, com a sua política estão a fazer às pessoas que votam, e aos outros que ainda não podem votar. É preciso lembar que todas as pessoas que votam também são responsáveis, porque depois de o fazerem e, muitas vezes, mesmo antes, expressam sempre o mesmo pensamento : "Os politicos dizem que fazem, mas depois nada fazem....só querem chegar ao poder". Bem, então o que leva um ser humano português a votar...uma cruz. A cruz que carrega de quatro em quatro anos ( e às vezes menos), pensando que se livra dela com a ajuda de uma ponta de uma esferográfica. Mentira, mentira.

sábado, março 19, 2011

Ser pai é ser

Se a um impulso o aceito,
Outra coisa nasce ainda.
No seu começo está a emoção;
Do seu fim chega a razão,
À superficie tenho-te no peito,
Bem no fundo guardo-te no meu coração.


Adio sonhar quando penso em sentir!
Nisto que conservo e não é meu,
Terno a quem se revê no céu;
Opaco a quem aos poucos se deixa cair...!
Nesta luta de sentir, herdo de meu pai.
Imaginação suspensa na verdade que sai,
Onde a realidade ensina a entrar.

Pai é o homem que criei dentro de mim.
Análogo a ti, meu pai, meu fundamento,
Compreender-te acompanhou-me assim.
Horas a fio na busca de ser eu proprio,
Enquanto do esforço, davas à vida,
Cansado do dia, bendito alimento...
Outro tempo ja passou e pai serás sempre.

Foste momentos, palavras e entoação.
Uns esqueci, outras guardo num som de paz.
Recordações de inocência e da idade,
Toldada em estrofes de uma educação,
Amado e defendido como rimas,
Dadas à poesia da vida, e então,
Ofereço a este poema, tu, Pai!

Ser pai é ser igual no ser,
É ser diferente por seres o meu,
É ser espaço, é ser alma, é ser nada e tudo,
É ter filhos e a todos nós, nos querer,
É ser ar ...o céu do nosso mundo.


José António Braga Furtado

quinta-feira, março 03, 2011

Hipocrisia

"Nunca sabemos quando somos sinceros. Talvez nunca o sejamos. E mesmo que sejamos sinceros hoje, amanhã podemos sê-lo por coisa contrária."
Fernando Pessoa


O passado tem-me alertado, para que no futuro não me esqueça de viver o presente.
Só podemos encontrar hipocrisia nos escombros da mente humana. Há quem vá podando esses escombros de forma a poder estabelecer alguma equidade entre si e o meio no qual interage. Outros aproveitam a dimensão desses escombros para se esconderem em chavões, clichês e outros pensamentos, muitas vezes criados em ambientes intelectuais que hoje sofrem de alguma descontextualização.
Não ser hipócrita requer autenticidade na personalidade, o que não significa débito de inteligência, muito pelo contrário... ser-se inteligente é conseguir adaptar, de forma natural, a identidade física, mental e emocional à realidade. A realidade não é hipócrita.
É tão bom olhar o espelho e perceber o quanto é determinante compreender que a imagem refletida está dentro da pessoa que a reflete.